Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

CARNAVAL 2017 EM BARBACENA SERÁ NO CENTRO


Quatro bailes populares, matinês no coreto e um mini trio elétrico integram a programação da folia em Barbacena

Depois de vários anos sendo realizado em diferentes locais, o Carnaval de Barbacena retorna ao centro da cidade. O prefeito Luis Álvaro, atendendo ao apelo da população, determinou, na última semana, a transferência do Carnaval 2017 para a Praça dos Andradas, como era no passado.
“As ações de nosso governo serão feitas de acordo com a vontade popular”, disse o prefeito ao justificar a medida. Angela Kilson, vice-prefeita, também comunga desta opinião e garante que os carnavais do passado estão de volta. “Estamos felizes por resgatar essa tradição”.
Com uma programação mais básica em razão das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, os festejos serão abertos na noite de quinta-feira, dia 23 de fevereiro, com uma grande batalha de confetes nas proximidades do Clube Barbacenense. Na sexta-feira, dia 24, está marcado o tradicional desfile do Bloco da Fhemig, no centro.
A partir de sábado, dia 25, começam os bailes carnavalescos, com muita música e animação, até quarta-feira de cinzas, 1º de março. A novidade ficará a cargo de um mini trio elétrico, que estará à disposição dos blocos. No coreto do Jardim Municipal serão mantidas as matinês, com marchas tradicionais da folia. Nos distritos de Correia de Almeida e Senhora das Dores também haverá bailes populares à noite. A Prefeitura vai implantar um rígido controle de fiscalização de ambulantes no trecho central para evitar excessos e vendas de produtos de baixa qualidade para o consumidor.
Para que tudo corra dentro da normalidade, vários órgãos estarão atuando em parceria com a Prefeitura, entre eles Policias Civil e Militar, Bombeiros, Juizado de Menores, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, Sutram, Concessões e Guarda Municipal. Uma comissão de Carnaval foi nomeada pelo prefeito para coordenar todas as atividades dos festejos.

sábado, 21 de janeiro de 2017

QUASE 30 GOLS NA SEGUNDA RODADA DA PRIMEIRA COPA ESPORTE E CIDADANIA DE FUTSAL

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas praticando esportes, campo de beisebol e sapatos
São Miguel e Flamengo fizeram uma partida eletrizante pela categoria Sub 15.

Aconteceu na manhã de sábado (21), na Sede da Guarda Municipal de Barbacena, mais uma rodada da 1ª Copa Esporte e Cidadania de Futsal.

A primeira partida da segunda rodada foi entre a equipe Olhar para o Futuro, que venceu o São Miguel pelo placar de 5 a 2, na categoria Sub 13. Logo em seguida, também pelo Sub 13, o Bronks mostrou que vem forte e venceu o Esporte e Cidadania por 8 a 1.  Fechando os jogos Sub 13, o time do Olhar para o Futuro entrou novamente em quadra e acabou derrotado pelo Flamengo por 4 a 1. São Miguel e Flamengo, categoria Sub 15 ,fecharam a rodada com uma partida eletrizante e muito disputada. O São Miguel, que chegou a ficar atrás no placar por 3 a 1, correu atrás e buscou o empate. No finalzinho da etapa final, um dos principais atletas do São Miguel foi expulso, colocando em dificuldade a equipe, que com muito empenho conseguiu segurar o 3 a 3.

Com os resultados, o Bronks lidera a categoria Sub 15 com 03 pontos, seguido por São Miguel e Flamengo com 01 ponto cada e Olhar para o Futuro que ainda não somou pontos. Já na categoria Sub 13, tudo embolado com Esporte e Cidadania, Bronks, Olhar para o Futuro e Flamengo com 03 pontos cada, seguidos por São Miguel que perdeu as duas partidas, não somando pontos ainda. 

A terceira rodada acontece no dia 04 de fevereiro, a partir das 8h30, no Ginásio Poliesportivo da Guarda Municipal, bairro Valentim Prenassi, com os jogos:

Sub 13 
Bronks x Flamengo
Feminino Flamengo x Olhar para o Futuro

Sub 15
Flamengo x Bronks

A COMPETIÇÃO - A 1ª Copa Esporte e Cidadania de Futsal é uma realização do Projeto Esporte e Cidadania, desenvolvido voluntariamente por integrantes do Programa Ronda Escolar da Guarda Municipal de Barbacena, em parceria com o Projeto Escolinha de Futsal Um Olhar para o Futuro, e envolve cinco equipes nas categorias Sub13, Sub15 e feminino.

Confira galeria de fotos na pagina rondaescolargmb

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

GUARDA MUNICIPAL RECEBE A VISITA DO PREFEITO DE BARBACENA


Integrantes da Ronda Escolar apresentaram ao Prefeito as atividades desenvolvidas

O prefeito de Barbacena, Luis Álvaro, visitou o Centro Operacional Expedicionário Álvaro Jabur, sede da Guarda Municipal, na tarde de terça-feira (17). Acompanhado do comandante Itamar Souza, o prefeito conheceu toda a estrutura do local, as atividades administrativas, operacionais e sociais, bem como demandas e problemas.
"Buscamos, com essa visita, analisar as instalações, verificar as condições de trabalho, as necessidades atuais e futuras. A Prefeitura vem para dar suporte a todo esse trabalho. A Guarda Municipal precisa e toda a cidade também', destacou o prefeito Luis Álvaro.

O prefeito conheceu de perto o trabalho do Grupamento Especial de Ações Preventivas (GEAP), das Rondas Municipais (ROMU), do canil, que atua tanto no auxílio e proteção quanto na área social, e do projeto Ronda Escolar, que há 6 anos apoia as escolas municipais nas questões de segurança, além das atividades do projeto social Esporte e Cidadania. 

De acordo com o comandante Itamar Souza, 'a visita foi extremamente proveitosa. O prefeito foi apresentado ao trabalho e demonstrou comprometimento com a Guarda, com a reestruturação e otimização do nosso serviço'. 

A Guarda Municipal completou duas décadas de atividades. Criada em 1996, é o órgão de segurança da Prefeitura de Barbacena. De acordo com a Constituição Federal, as Guardas Municipais têm, como principal finalidade, auxiliar na ordem pública e proteger os bens, serviços e instalações do município. Em 2014, com a sanção da Lei Federal 13.022, aumentaram as responsabilidades das corporações, que foram inseridas no sistema nacional de segurança pública.


sábado, 14 de janeiro de 2017

MUITOS GOLS NA PRIMEIRA RODADA DA 1ª COPA ESPORTE E CIDADANIA DE FUTSAL

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas praticando esportes e campo de beisebol
O Esporte e Cidadania, em partida bem disputada, venceu o São Miguel na categoria Sub 13.


Aconteceu na manhã de sábado (14), na Sede da Guarda Municipal de Barbacena, a rodada inicial da 1ª Copa Esporte e Cidadania de Futsal.

A primeira partida do dia, na categoria Sub13, entre as equipes do Esporte e Cidadania e São Miguel foi marcada pelo equilíbrio. O Esporte e Cidadania, que chegou a fazer 3 a 1, viu o São Miguel marcar seu segundo gol no finalzinho da etapa final, mas conseguiu segurar a vitória com o placar de 3 x 2. Na partida de fundo as equipes do Olhar para o Futuro e Bronks, categoria Sub15, fizeram uma partida equilibrada até meados da etapa final, quando o placar marcava 3 x 2 para o Bronks. A partir daí, o Bronks colocou pressão e alavancou o placar, terminando a partida vencendo por 8 x 3. Apesar de bem disputada, a rodada evidenciou o espírito esportivo.

A segunda rodada acontece no próximo sábado (21), a partir das 8h30, no Ginásio Poliesportivo da Guarda Municipal, bairro Valentim Prenassi.


A 1ª Copa Esporte e Cidadania de Futsal é uma realização do Projeto Esporte e Cidadania, desenvolvido voluntariamente por integrantes do Programa Ronda Escolar da Guarda Municipal de Barbacena, em parceria com o Projeto Escolinha de Futsal Um Olhar para o Futuro, e envolve cinco equipes nas categorias Sub13, Sub15 e feminino.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas praticando esportes e campo de beisebol
O Bronks saiu na frente na busca pelo titulo na categoria Sub 15, vencendo a equipe  Olhar para o Futuro.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, campo de beisebol e área interna
Execução do Hino Nacional.

domingo, 8 de janeiro de 2017

COPA ESPORTE E CIDADANIA DE FUTSAL MOVIMENTA PROJETOS SOCIAIS


Cinco equipes, nas categorias sub 13, sub 15 e feminino, disputarão a I Copa Esporte e Cidadania de Futsal. A cerimônia abertura aconteceu na manhã de sábado (07), na sede da Guarda Municipal de Barbacena, com a presença dos atletas.

As disputas serão sempre aos sábados, na sede da GM onde é desenvolvido o projeto social Esporte e Cidadania, e a previsão é de que as finais aconteçam no dia 11 de março.


A iniciativa, segundo os organizadores, é promover atividades esportivas evitando que os jovens fiquem na ociosidade, além da integração entre eles. Participam da competição as equipes do Esporte e Cidadania, Olhar Para o Futuro, Bronks, ARCOM-S e São Miguel, todos projetos sociais executados por voluntários. A primeira rodada será no sábado (14).








segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

CARTA ABERTA AO PREFEITO DE BARBACENA LUIS ÁLVARO

A carta é assinada pela Professora Eliane Rocha, funcionaria publica municipal de Barbacena.
Barbacena, 01 de janeiro de 2017
Excelentíssimo Sr. Prefeito Luiz Alvaro,
Hoje, primeiro dia do novo ano, abro meus olhos pela manhã carregada de esperança. Me dirijo ao dicionário em busca de algo que traduza meus sentimentos. O Priberam me diz: esperança: disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há de realizar ou suceder. É essa palavra. Assim como ontem enchi meu coração deste sentimento aos primeiros segundos de 2017, redobro o sentimento quanto à realidade da minha cidade.

Hoje também se iniciam mandatos, planos e promessas. Todos sabem a posição que escolhi no período eleitoral, mas reconheço a democracia em que vivemos. E espero, profundamente, que os novos eleitos honrem suas palavras, propostas e os votos que receberam. Como funcionária pública há 18 anos, vi muito se passar por aqui, vi colegas de trabalho desistirem, vi novos professores chegarem empenhados, vi trabalho, vi força e vi luta. Porém, vi também o que não queria ver, vi direitos serem descartados e responsabilidades colocadas em segundo plano. 

Em 2017 quero outras visões, outras experiências e outras histórias. Estou a esperar por um bom futuro. Não um futuro de promessas mirabolantes, cheias de utopias e fábulas, já vi e ouvi demais – e deixo a fantasia para a minha contação de histórias. Não quero o irreal, quero o justo, o certo e o legítimo. Nada além do que é direito de cada um, nada além do que se espera de um bom prefeito. Espero, como bem dizia Priberam, uma coisa a se realizar. Espero que meus alunos não tenham o ano comprometido por greve, por falta de estrutura, por falta de transporte. Espero que os professores não tenham motivos para paralisações, que sejam reconhecidos como trabalhadores que são, remunerados e em boas condições de trabalho. Espero que o planejamento seja palavra de ordem, que os quadros escolares não sejam mudados de forma abrupta sem diálogo, sem conversa.

Espero que a crise não seja justificativa para quebrar direitos e escolher a quem privilegiar. Reconheço a condição econômica pouco favorável em que vivemos, mas também reconheço a educação e a saúde como pilares do funcionamento de qualquer sociedade e não como as primeiras da fila, quando o assunto é corte de gastos. Estou cheia de perguntas deixadas em aberto pelo mandato anterior, que, infelizmente, foi de pouco diálogo. Espero que inicie este novo período com energia, capacidade e vontade de transformar. Que saiba conduzir os investimentos para que os décimos terceiros sejam um direito garantido, que a remuneração de contratados seja em dia e que as escolas estejam preparadas para fazer o seu dever: formar cidadãos que serão os presentes e frutos de uma transformação que não será hoje ou amanhã, será contínua.

Assino: Professora Eliane de Paula Rocha

PREFEITO LUIS ÁLVARO ANUNCIA SECRETARIADO

O chefe do Executivo se reuniu com a nova equipe nesta segunda-feira (2)
O prefeito de Barbacena, Luis Álvaro, no primeiro dia de exercício, anunciou, juntamente com sua vice Angela Kilson, os nomes que irão compor o secretariado de sua administração. Nesta segunda-feira (2), no gabinete, o prefeito se reuniu com a nova equipe, detalhou as atribuições de cada um, pediu união e norteou os princípios que vão pontuar o trabalho - seriedade, honestidade e transparência. 
"Vamos dar continuidade ao trabalho, com parte a equipe que estava na gestão passada - reduzida, para que possamos entrar numa questão orçamentária favorável ao Município. É uma secretariado extremamente técnico, com experiência, para trazer grandes resultados para Barbacena", destacou o prefeito.
Os novos secretários são: 
1 – Secretaria da Chefia da Casa Civil
Designado José Orleans da Costa

2 – Secretaria Municipal de Governo – Segov
Marcela Campos Zaidan

3 – Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão – Seplan
Aderbal Neves Calmeto

4 – Secretaria Municipal de Fazenda – Sefaz
José Francisco Milagres Primo

5 – Secretaria Municipal de Saúde Pública e Programas Sociais – Sesaps
José Orleans da Costa

6 – Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura – Sedec
Luiz Carlos Rocha de Paula

7 – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural – Sedru
Emiliano Furtado Campos

8 – Secretaria Municipal de Obras Públicas – Semop
Designado Emiliano Furtado Campos

9 – Serviço de Água e Saneamento – SAS
Designada Marcela Campos Zaidan

10 – Advocacia Geral do Município – AGM
Tiago Siqueira Mota

11 – Consultoria Geral do Município – CGM
Rafael Francisco de Oliveira

12 – Controladoria Geral do Município – CGEM
Luiz Roberto Souza Chaves

13 – Guarda Municipal – GAM
Itamar José de Souza Junior

14 – Sistema Municipal de Previdência e Assistência ao Servidor – Simpas
Designado Aderbal Neves Calmeto 

Fonte: Site oficial do município de Barbacena