Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

PROGRAMA RONDA ESCOLAR DA GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA APRESENTA BALANÇO DO ANO DE 2014

RONDAS PREVENTIVAS 

O Programa Ronda Escolar da Guarda Municipal realizou em 2014 1.370 visitas preventivas e em apoio às escolas da rede municipal de ensino. As visitas são realizadas por agentes do Ronda Escolar, em uma viatura, seguindo um cronograma pré agendado, e atendendo às chamadas emergenciais das instituições de ensino. 

PALESTRAS

Foram realizadas 27 Palestras Preventivas, abordando os temas: Drogas, Cidadania, Direitos e Deveres, Bullyng e Valorização Feminina. Dentre elas, a convite, 5 em escolas da Rede Estadual de ensino, dentro da programação da “Semana de Educação Para a Vida”, atingindo cerca de 4.900 alunos.

ACOLHIDA DE VISITANTES À SEDE DA GUARDA MUNICIPAL 

1.200 alunos da rede Municipal, Estadual e de escolinhas de futebol visitaram a Sede da corporação, onde conheceram as atividades da Instituição, assistiram a apresentação do Canil e utilizaram o espaço para recreação.

ESPORTE E CIDADANIA

Foram realizadas cerca de 100 Acolhidas com os 70 alunos atendidos pelo Projeto Esporte e Cidadania, desenvolvida na sede da corporação.

Participação com alunos nos Eventos esportivos e Cívico da cidade como: Corrida Zinha Mazzoni, copa Barbacena de Futsal, Troféu Independência de Futsal e Desfile da Semana da Independência. E ainda Interação dos meninos do Projeto, em partidas de futebol com as escolinhas: Futebol Arte, Unisport e Cruzeirinho e também com alunos de Programas educacionais das escolas Alberto Correia e Crispim Bias Fortes.

ORIENTAÇÕES

Os agentes realizaram 104 orientações a alunos, familiares e membros da comunidade escolar, acerca de comportamento escolar adequado, procedimentos a serem adotados nos casos de ato infracional, e abordagens diversas.

ENCAMINHAMENTOS À DELEGACIA DE POLÍCIA E OUTROS

05 casos foram encaminhados à DEPOL, por ato infracional análogo a: dano ao patrimônio público, desacato, ameaça, invasão e agressão. Ainda foram encaminhados 02 casos ao Conselho tutelar e 03 ocorrências alheias ao ambiente escolar, sendo os menores encaminhados às suas respectivas famílias.

AÇÕES CONJUNTAS COM O CANIL/GMB

Destaque também para as ações realizadas em conjunto com o Canil da Guarda Municipal de Barbacena, nas escolas Municipais, Estaduais e nas visitas de alunos à Instituição. A parceria atingiu cerca de 1000 alunos.

PARTICIPAÇÃO, COMO PALESTRANTES, NO FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, E EM CURSO PARA AGENTES DA PATRULHA ESCOLAR DE CONTAGEM

Entre os dias 22 e 23 de maio, o Ronda Escolar da Guarda Municipal apresentou sua proposta de segurança preventiva escolar, no XIV Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal, em Belo Horizonte. O evento que aconteceu na Universidade UNA, contou com a presença de Deputados, Secretária Adjunta de Defesa Social do Estado, Representantes de Prefeituras, GMs de diversos Estados da Federação, Alunos da Universidade, entre outros. E em julho, ainda participaram, como palestrantes, no curso para agentes da Patrulha Escolar, da Guarda Municipal de Contagem.

DEPOIMENTOS DE PROFESSORAS

Professora Iolanda Bertolin 

"A equipe que forma a guarda municipal da nossa cidade nos acolheu prontamente em seu espaço de trabalho. A apresentação do trabalho que realizam foi de grande importância para as crianças, pois possibilitaram a aproximação dos nossos alunos à realidade das funções da guarda. Além disso, permitiram momentos de aprendizado e cidadania como o asteamento da bandeira e a apresentação dos cães preparados por eles para atuarem junto à população". 

Professora Eliane Rocha 

"O trabalho realizado pela Ronda Escolar da Guarda Municipal encantou nossos alunos da E.E.Adelaide Bias Fortes e muito nos emocionou. Além de conhecer o trabalho puderam conhecer o projeto realizado junto à comunidade e vivenciar atividades por lá realizadas. Agradecemos a Guarda nas pessoas do Peixoto e Carlos Dias". 

Professora Carla Silva 

"Gostei muito da parceria com a Guarda Municipal. Os alunos e nos tivemos a oportunidade de maior interação e conhecimento com a entidade que ate então era reconhecida somente na rede municipal. Agradecemos muito o acolhimento e receptividade e esperamos que no próximo ano esta se repita ainda mais instrutiva, dinâmica e participativa". 
                                       

Ronda Escolar da Guarda Municipal de Barbacena 

“Trabalhando em Prol da Cidadania”

                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário