Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

GUARDA MUNICIPAL: TRABALHANDO PELA SEGURANÇA DOS BARBACENENSES

A segurança foi durante muito tempo uma preocupação ligada principalmente aos grandes centros, mas a violência migrou para o interior. E no auxílio à segurança do cidadão foram criadas as Guardas Municipais, que, de acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, são agências administrativas municipais, que podem ser criadas por lei específica da Câmara dos Vereadores, como instrumento de segurança pública do município. Em Barbacena, a Guarda Municipal foi criada por iniciativa do prefeito Toninho Andrada, em seu primeiro mandato à frente do Executivo, através da lei nº 3152, em 12 de abril de 1995.
A importância das guardas no contexto nacional vem se tornando cada vez maior. Em 2009, foi sancionada a Lei 12.066, que instituiu 10 de outubro como o Dia Nacional da Guarda Municipal. Dos 5.565 municípios do País, 993 – o equivalente a 17,8% – possuem guarda municipal, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com atuação sistemática em todos os setores da administração, a Guarda Municipal de Barbacena conta atualmente com um efetivo de 82 agentes. Além dos trabalhos rotineiros, a Corporação desenvolve, junto aos integrantes da Ronda Escolar, o Projeto Esporte e Cidadania, voltado para as crianças do Bairro e Adjacências. Atualmente este projeto conta com a participação de cerca de 70 crianças.
Em alguns eventos realizados pela Prefeitura de Barbacena, o cão Zumbi tem sido atração, fazendo sucesso não só entre as crianças. Zumbi foi adestrado pelo guarda municipal Otaviano, tendo atualmente como auxiliar o guarda municipal Rafael. Ele é um cão da raça “malinois” e, segundo o comando da Corporação, “encontra-se preparado para qualquer trabalho de segurança que requeira apoio da Guarda Municipal”. O canil da Guarda de Barbacena foi criado em 2013 e conta em seu plantel com quatro animais, que estão sendo adestrados.
O comandante da Guarda Municipal de Barbacena, capitão Adilson Domingos, destaca a importância de parcerias para o desenvolvimento do trabalho da Corporação. “Tem-se buscado manter parceiras junto às Polícias Civil e Militar que muito têm corroborado para o nosso fortalecimento. Recentemente foi sancionada a Lei 13022, de 08 de agosto de 2014, a qual dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Esta Lei tem sido apoiada pelo prefeito Toninho Andrada e, seguramente, irá proporcionar aos integrantes desta Corporação maior capacitação para atuar junto à comunidade”.
A sede própria para a Corporação também foi apontada por capitão Adilson como ponto positivo na realização do trabalho da Guarda. “A atual sede destinada à Guarda Municipal, sonho que foi materializado pelo prefeito Toninho Andrada, veio agregar valores à Corporação, proporcionando desenvolver em seu espaço, os trabalhos necessários para o seu fortalecimento e engrandecimento”, disse o comandante, acrescentando que: “estar à frente desta Corporação sem sombra de dúvidas tem sido motivo de muito orgulho”.

Fonte: Site Oficial do Município de Barbacena

Nenhum comentário:

Postar um comentário