Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE VITÓRIA PASSA A ATUAR 24H


Agentes vão circular pelas vias da capital durante a madrugada para oferecer mais segurança aos cidadãos
Os agentes da Guarda Municipal de Vitória vão atuar 24 horas por dia a partir desta terça-feira (2), data em que começa a valer a nova escala operacional. Esta será a primeira vez, desde a criação da Guarda, em 2003, que os agentes farão rondas diárias durante a madrugada.

Quatro viaturas do Grupamento Comunitário de Segurança e duas do Trânsito vão circular pelas ruas da cidade para prevenir crimes e coibir infrações de trânsito. Neste primeiro mês de atuação, a segurança comunitária será intensificada nos bairros Praia do Canto e Centro, sendo disponibilizadas duas viaturas para cada um desses bairros.

A escala dos agentes que vão atuar neste período começa a partir das 19 horas e prossegue até as 7 horas do dia seguinte. Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana, Welington da Costa Ribeiro, a atuação da Guarda Municipal nesse horário trará rapidez no atendimento de ocorrências policiais e delitos flagrados pelas câmeras de videomonitoramento.

“A partir desta terça (3), temos a possibilidade de dar prosseguimento ao nosso trabalho e contribuir para um aumento efetivo da segurança na cidade durante a madrugada. Com o auxílio da tecnologia, poderemos enviar nossos agentes para averiguar qualquer atitude suspeita flagrada por meio das nossas câmeras de videomonitoramento ou por meio de denúncias”, explicou o secretário. 

Para reforçar esse trabalho, a Central Integrada de Operação e Monitoramento (CIOM) deve receber, ainda este ano, 25 novas câmeras, que vão se somar às 42 já existentes em Vitória, totalizando 67 equipamentos. As novas câmeras serão adquiridas com recursos captados pelo Ministério da Justiça e devem oferecer mais controle e qualidade à Prefeitura de Vitória na gestão e na segurança da cidade, orientando a atuação dos agentes de segurança e de trânsito. Os locais de instalação ainda dependem de avaliações técnicas.
Botão do pânico

Outra atividade da Guarda que passará a ser realizada com a ampliação do horário de atendimento será o serviço de segurança às mulheres vítimas de violência doméstica. É a Patrulha Maria da Penha, que faz parte do projeto do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e que começará a funcionar partir desta quinta-feira (4).

A patrulha tem como objetivo dar apoio à mulheres com histórico de agressões sofridas por ex-companheiros e será acionada sempre que uma das mulheres acompanhadas pelo TJES acionar um botão do pânico, que replicará o alarme junto ao CIOM.

Com edição de Matheus Thebald

Publicado em www.vitoria.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário