Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA DIVULGA BALANÇO DE SUAS AÇÕES EM JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013


Relatório de Atividades da Guarda Municipal de Barbacena nos meses de Janeiro e Fevereiro

Um dos trabalhos da GMB que tem a politica de atuação voltada,  principalmente,  para a prevenção e o policiamento comunitário é a Ronda Escolar.
A Guarda Municipal de Barbacena realizou durante o mês de janeiro e fevereiro de 2013 diversas Ações Sociais e de Segurança Pública, beneficiando diretamente a população Barbacenense. As ações decorreram de solicitações recebidas pelos telefones 3339-2066 e 153 (CECOM/Guarda Municipal) e também através da atuação de Guardas Municipais em praças e postos fixos atendidos pela GMB. 

A corporação é um órgão municipal que presta serviços 24h por dia, com ações voltadas para a Preservação e Segurança das Escolas através da Ronda Escolar, Preservação do Patrimônio Histórico Cultural, Vigilância dos Patrimônios Públicos, além dos atendimentos a população de Barbacena nas questões de Segurança Pública, Sociais e Defesa Civil. 

Todas essas ações realizadas pela Guarda Municipal de Barbacena estão pautadas em políticas que aproximam a Guarda Municipal da comunidade Barbacenense, tornando-se uma Instituição cada vez mais comunitária, onde seus integrantes atuam como Agentes da Cidadania, atendendo as demandas da população, prestando diversos auxílios, desde atendimentos sociais até apoio policial. 

Os atendimentos realizados pela Instituição são doutrinados por conceitos e ações de Policiamento Comunitário, Resolução Pacífica de Conflitos e respeito aos Diretos Humanos. Neste patamar a Guarda Municipal de Barbacena segue as diretrizes de ações estabelecidas pela Secretaria Nacional de Segurança Publica, órgão do Ministério da Justiça, em promover Segurança Pública com Cidadania.

Dados Técnicos: Ações Sociais e Preventivas da Guarda Municipal de Barbacena: Atendimento a população em geral

As equipes da GMB registraram 63 ocorrências, destas, 21 foram atendimentos diretamente à população Barbacense, sendo que 09 atendimentos ocorreram diretamente em Patrimônios Públicos, como por exemplo, praças e postos fixos. Os registros foram feitos através de BOS (Boletim de Ocorrência Simplificada) e TCIP (Termo de Comunicação de Infração Penal). 

Os registros foram: 26 disparos de alarme em Escolas, 10 apoios a órgãos estaduais, municipais e outros, 07 relativos a outras de patrimônio, 04 invasões de imóvel publico, 02 danos a patrimônio, 02 furtos consumado, 02 infrações decorrente de ações comunitárias, 02 perturbações do sossego, 02 vias de fato/agressão, 02 acidentes de trânsito, 01 atrito verbal, 01 pessoa perdida e 01 roubo. 

Das solicitações recebidas, 16 foram para reprimir algum tipo de ilícito ou infração penal, sendo que apenas 06 se tornaram de fato uma Ocorrência Policial. Entre as demais destacamos: 02 auxílios no trânsito e 02 pedidos de policiamento preventivo (posse do Prefeito e carnaval). 

Assim podemos observar que foram poucos os atendimentos que resultaram em encaminhamentos dos autores a Unidade Policial, Conselho Tutelar ou Casa de Acolhimento, sendo a grande maioria, atendimentos sociais ou prestações de serviços. Desta forma destacamos a política de prevenção à criminalidade e resolução pacífica de conflitos adotados pela Instituição. 

Não houve Atendimentos nas Escolas através do Programa Ronda Escolar, pois no mês de janeiro e fevereiro, as escolas estavam de férias. 

As guarnições de viaturas, incluindo a motocicleta, atenderam 17 ocorrências e 26 disparos de alarmes durante suas rondas. 

Foram 09 apoios a outras Instituições (PM, PC, BM, SAMU, Força Aérea, Seds). 

A GM apoiou o Comissariado de Menores da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Barbacena, durante todo carnaval 2013. A atuação do Comissariado resultou na diminuição de ocorrências envolvendo menores. Também foram registrados 07 apoios a Casa de Acolhimento Institucional e 04 apoios ao Conselho Tutelar. 

01 pessoa com problemas psicológicos e médicos foi encaminhada ao hospital. 

Em 05 registros, as pessoas envolvidas foram encaminhadas para Delegacia de Polícia, Conselho Tutelar ou Casa de Acolhimento Institucional.

Entre as Ocorrências damos destaques para:

BOS e TCIP
Qtde
Acidente de Transito
02
Apoio a Órgãos Municipais
04
Apoio a Órgãos Estaduais
02
Apoio ao Conselho Tutelar
04
Atrito Verbal
01
Furto Consumado
02
Invasão de Imóvel
04
Outras de Patrimônio
05
Perturbação do sossego
02
Roubo
01
Vias de Fato/Agressão
01
TOTAL
28

  
Quartel da Guarda Municipal de Barbacena, 12 de Março de 2013.


GM - 3 Itamar
Subcomandante da GMB
                                                                
Adilson Domingos
Comandante da GMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário