Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de abril de 2013

FALTA D' ÁGUA - BARBACENA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA





Mais de 80 mil moradores de Barbacena enfrentam problemas com a falta d'água. O racionamento deve durar pelo menos mais cinco dias. Essa é a previsão do prefeito da cidade, Antônio Carlos de Andrada (PSDB) que decretou situação de emergência no último sábado 13/04.

Um comitê de crise foi montado para avaliar os locais que mais precisam de abastecimento.

O corte no abastecimento teve de ser feito depois que houve derramamento de mais de 40 mil litros de óleo diesel no curso d'água do rio das Mortes, principal manancial do município.

O prefeito decretou estado de emergência após se reunir com membros da equipe da Petrobrás, Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Copasa, SAS, FEAM, Polícia Militar e equipe do governo municipal. O governo estadual autorizou que uma equipe técnica da Copasa monte um sistema de captação provisória em uma área distante do local afetado. Estudos estão sendo feitos para escolher o melhor lugar para ancorar a balsa e iniciar os trabalhos de captação da água. No mínimo serão mais dois dias até que o sistema da balsa comece a funcionar.

Uma nota oficial afirma que o "serviço de Água e Saneamento vai manter o abastecimento através de caminhões-pipa, com prioridade para os serviços emergenciais, como caixas d'água centrais dos bairros, escolas, creches e hospitais. 



                                 

Crime

A falta d'água na cidade é em consequência de um acidente ambiental. Na última quinta-feira 11/04 ladrões furtaram 40 mil litros de óleo diesel de um oleoduto da Petrobrás na região. Três homens invadiram o local e encheram os tanques de uma carreta-tanque bitrem.

Na fuga, o veículo ficou atolado em uma estrada vicinal e os criminosos resolveram dispensar o combustível no solo. O óleo atingiu o córrego Sapateiro, já na foz com o rio das Mortes. A Polícia Militar do Meio Ambiente foi chamada e conseguiu prender o motorista Fábio Mendes de Castro, de 38 anos. Os dois comparsas dele fugiram.

Fonte:fatoreal.com.br

Esforços de diversos setores do município tentam amenizar o problema

Afim de amenizar o sofrimento dos moradores do bairro Valentim Prenasci, após análise da água...

...a Guarda Municipal abriu os portões da sua nova sede para à comunidade vizinha usufruir da quantidade de água ali armazenada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário