Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de março de 2013

COMBATE À DENGUE - JUIZ DE FORA DÁ EXEMPLO DE AÇÃO AMBIENTAL


Desde segunda-feira, 4, a Guarda Municipal de Juiz de Fora, departamento da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, está intensificando o combate à dengue, com vistoria nas principais áreas verdes sob responsabilidade do município. Nesta quarta-feira, 6, a ação ocorreu nas imediações da unidade de conservação do Parque da Lajinha, na área de reflorestamento do Projeto Cidade Verde, da Secretaria de Meio Ambiente, e na reserva biológica do Poço D´Anta. Nos dois pontos foram coletadas amostras de larvas para análise. Nesta quinta-feira, 7, o trabalho será realizado nas florestas municipais do Vale Verde, São Damião e Santa Lúcia. Com a estratégia, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) dá exemplo de ação ambiental preventiva.

O objetivo do trabalho é recolher materiais que acumulam água, eliminando criadouros do Aedes aegypit em patrulhas feitas nas florestas municipais, reservas biológicas, áreas de preservação permanente (APP), trilhas e estradas vicinais. A medida faz parte do Plano de Ação Contra a Dengue, desenvolvido pela Guarda, e amplia o raio de prevenção, rompendo o limite da zona urbana e criando uma espécie de cinturão no entorno da cidade.

O pioneirismo da ação está no fato de estender o trabalho de combate à dengue para pontos periféricos do município, mas que, pela proximidade com as áreas residenciais, podem representar risco para a doença. Nos locais vistoriados, a equipe formada por guardas municipais, agentes de endemias e técnicos ambientais coleta materiais que possam servir de abrigo para a larva do Aedes aegypit. Quando se deparam com situação de grande volume de resíduos, é feito pedido de remoção ao Demlurb, bem como notificação do responsável, quando possível.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Administração e Recursos Humanos pelo telefone 3690-7599.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário