Total de visualizações de página

sábado, 12 de janeiro de 2013

MINEIROS E PAULISTAS FAZEM INTERCÂMBIO DO CRIME PARA ATUAR NAS REGIÕES DE BARBACENA E CAMPINAS


Eduardo Schiavoni
Uma operação conjunta entre as polícias civis de São Paulo e de Minas Gerais investiga a atuação de uma quadrilha interestadual especializada em assaltos a residências e joalherias. 

Segundo a Polícia Civil em Barbacena, a atuação do grupo inclui até o envio de integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) de São Paulo para realizar uma espécie de intercâmbio do crime. De acordo com informações da Polícia Civil mineira, paulistas que moram na região de Campinas seriam responsáveis por levar o "modus operandi" de atuação do PCC e implantá-lo em grupos criminosos mineiros.

Lá, eles organizariam ações criminosas em conjunto para demonstrar o método e, em um segundo momento, os mineiros vinham à região de Campinas para conhecer o sistema de administração do crime organizado "in loco". A polícia não soube informar que vantagens teriam os grupos com o intercâmbio.
A investigação, que começou no segundo semestre de 2012 e ainda está em curso, deve ser finalizada em 15 dias. A Polícia Civil de Minas Gerais, que comanda a operação, informou que até o momento pelo menos cinco mandados de prisão – dois em Campinas e três em Minas – foram executados.
Ainda de acordo com a polícia, indícios apontam para a participação de criminosos da região de Campinas no ensinamento de uma espécie de 'know how’ da atuação criminosa organizada aos criminosos de Barbacena.
O grupo fez roubos em residências e joalherias em Barbacena durante todo o segundo semestre de 2012 e também teria praticado assaltos em casas de Campinas. Ao menos sete ocorrências do tipo teriam sido realizadas pelos criminosos em parceria.
A polícia informou também que como a operação ainda está em andamento, não é possível adiantar mais detalhes sobre as ações já realizadas. 
Prisões
Em 21 de dezembro, a Polícia Civil de Campinas prendeu, a pedido da polícia mineira, dois acusados de integrar uma quadrilha de assaltantes que atua nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. 
Segundo a polícia, os dois presos na região seriam responsáveis por levar membros do PCC para Barbacena, cidade a 547 quilômetros de Campinas, para ajudar na estrutura criminosa. Outros três supostos membros da quadrilha foram presos na cidade mineira.
"As investigações apontam para um intercâmbio de criminosos e foram feitas em conjunto com as polícias dos dois Estados", disse o delegado Alexandre Prado, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Campinas.
Fonte:UOL Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário