Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA PARTICIPA DA 1ª REUNIÃO PRESENCIAL DO GRUPO DE TRABALHO "NIVELAMENTO DAS GUAMIS"




Reunião aconteceu na Escola de Governo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais em Belo Horizonte .
No dia 23 de outubro de 2012, no auditório da Escola do Legislativo, representantes institucionais de Guardas Municipais de todo Estado de Minas se reuniram e formalizaram a criação de um grupo de trabalho, com reuniões presenciais trimestrais e discussões virtuais no facebook com a função de discutir e apresentar sugestões aos municípios mineiros, para nivelamento das Guardas municipais do Estado, em termos de criação, formação, capacitação, estrutura organizacional e operacional.

E na última sexta-feira, 25 de janeiro de 2013, membros de 18 Guardas Municipais do  Estado de Minas Gerais voltaram a se reunir  na Escola de Governo da Assembléia Legislativa  em Belo Horizonte. Foi a primeira reunião do grupo de trabalho que busca encontrar mecanismos para um melhor nivelamento das GMs mineiras.


Coordenado pela Doutora Sandra Bóssio, a reunião contou com representantes das Guardas Municipais de: Barbacena, Itabirito, Serrania, São Sebastião do Paraíso, Santa Luzia, Nova Lima, Montes Claros, Conselheiro Lafaiete, Belo Horizonte, Mariana, Diamantina, Contagem, Itatiaiuçú, Ribeirão das Neves, Pouso Alegre, Betim, Itajubá e Santa Rita do Sapucaí. Destaque para a participação ilustre do Prefeito Municipal de Serrania, Sr. Lúcio Dias Caetano e do Secretário de Recursos Humanos da cidade de pouso Alegre. Representando a  Guarda Municipal de Barbacena, participaram os GMs Carlos, Peixoto, Reis e Máximo. 


Os representantes das Guardas Municipais tiveram aproximadamente 15 minutos de tempo cada, para uma apresentação institucional. Nas apresentações, o que se notou foi que a maioria das GMs vivencia problemas parecidos, como, a falta de viaturas e equipamentos de proteção individual. Positivamente várias GMs relataram já receberem o adicional de periculosidade, o que serve de incentivo para as demais irem a luta e conseguirem também a justa gratificação.


Foi alertado às GMs que ainda não possuem acesso ao INFOSEG, que se prepararem, criando suas corregedorias e ouvidorias, para em setembro próximo estarem aptas à assinarem o convênio com a SENASP, e terem acesso a esta ferramenta essencial ao trabalho operacional das instituições de segurança pública.


Foi deliberado que o grupo nas próximas reuniões deverá priorizar a discussão sobre Estatuto e Plano de carreira, que o segundo encontro deverá ocorrer em 26 de abril do corrente ano, provavelmente em Montes Claros e o terceiro em Mariana com uma participação maior de todas GMs mineiras e com intenção de contar também com a presença dos prefeitos municipais. Um grupo ficou encarregado de elaborar abaixo assinado repudiando o PL 794/2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário