Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ALMG DEVERÁ PEDIR AUDITORIA EM DADOS SOBRE A SEGURANÇA EM MG

29 de Fevereiro de 2012

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais precisa pedir ao governador Antonio Anastasia que determine uma auditoria externa rigorosa sobre os dados estatísticos produzidos pelos órgãos estaduais de segurança pública sobre a violência em Minas nos últimos cinco anos. A sugestão foi apresentada pelo professor da PUC Minas e ex-secretário de Estado de Defesa Social, Luís Flávio Sapori, durante audiência pública conjunta das Comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública, nesta quarta-feira (29/2/12).

O motivo são os indícios de manipulação das informações sobre a violência no Estado. Segundo as denúncias, trazidas aos parlamentares tanto pela imprensa quanto por policiais, comandantes de batalhões obrigam seus subordinados a “maquiarem” dados, reduzindo assim índices oficiais como homicídios e assaltos à mão armada, por exemplo. Um requerimento para essa auditoria foi elaborado durante a reunião, mas não chegou a ser aprovado porque o deputado Duarte Bechir (PMN) pediu o adiamento da votação.

Na condição de pesquisador, Sapori confirmou que “há indícios seríssimos” de que os dados sobre a violência no Estado estão sendo manipulados. Nos últimos anos, segundo ele, aumentou muito o registro de “encontro de cadáveres” em Minas, enquanto as estatísticas de “homicídios” vêm diminuindo. “Esta é uma indicação clara de que alguma coisa está errada”, disse Sapori. Sua afirmação coincide com as denúncias recebidas pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT) em seu gabinete. “A maquiagem dos dados provoca a elaboração de políticas públicas equivocadas. É preciso seriedade para tratar o problema”, afirmou o parlamentar, que é um dos autores do requerimento para a realização da audiência pública.

Luís Flávio Sapori revelou o principal motivo por trás dessa suposta manipulação de dados. Ele disse que há uma política de metas na área da segurança pública em Minas, em que são definidos limites para mais de 70 tipos de ocorrências como roubos, homicídios, agressões e outros, dentro de determinada área. A obtenção ou extrapolação dessas metas, explicou, tem implicações diretas na carreira, no salário e no prestígio dos policiais.

“Minas Gerais passou a premiar quem atendia as metas e a punir quem não as atingia”, explicou o professor. Com tristeza, ele disse que foi um dos que pensou nesse modelo, “que é muito bom, mas que agora infelizmente está vazando água”. Sapori disse que o governador precisa tomar uma atitude dura e rever essa política de metas, “para que ela não seja um transtorno para o policial que atua na ponta”.

O deputado Célio Moreira (PSDB) afirmou que Antonio Anastasia não vai se omitir nesse caso e vai punir “quem fez e quem mandou fazer a manipulação”. “Tenho certeza que o governador vai dar a resposta que a sociedade espera”, disse ele.

Sindicalistas confirmam pressão sobre policiais
A pressão sobre os policiais civis e militares foi confirmada pelos representantes dos trabalhadores das duas categorias. Luiz Gonzaga Ribeiro, da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra), afirmou categoricamente que há sim a orientação dos comandantes para que os policiais subnotifiquem casos de violência. Ele afirmou que os militares que se recusam recebem processo disciplinar e têm sua avaliação de desempenho prejudicada. Denilson Martins, do Sindicato dos Policiais Civis (Sindipol), acrescentou que, para aumentar a estatística de apreensão de drogas, os policiais estão fracionando as quantidades capturadas. “Se for crime violento, a maquiagem é para aparecer pouco; se for apreensão de armas e drogas, é para aparecer muito”, denunciou.

A “suposta manipulação” de dados foi contestada pelo subsecretário de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Frederico César do Carmo. Ele afirmou que diariamente são produzidos mais de 6.000 registros de eventos de defesa social (Reds), e que a imprensa se baseou em dois registros incorretos para publicar a denúncia. “Tentar fazer com que dois registros sejam representativos é, no mínimo, leviano”, afirmou.

Na mesma linha, o diretor de Apoio Operacional da Polícia Militar, coronel Cláudio Antônio Mendes, disse que “vivemos uma onda de denuncismo, as pessoas falam sem compromisso com a verdade”. Frederico do Carmo garantiu que esses Reds incorretos estão sendo investigados, mas ponderou que não se pode "aceitar denúncias sem nomes e sem fundamento”. O deputado João Leite (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Pública, também pediu os nomes dos policiais e comandantes envolvidos com maquiagem de dados.

O ouvidor de Polícia do Estado de Minas Gerais, Paulo Alkmin, lembrou a garantia de sigilo dos denunciantes e pediu ao deputado Sargento Rodrigues que encaminhe à Ouvidoria todas as denúncias que chegarem às suas mãos.

Deputados demonstram indignação
Outros deputados presentes à audiência pública também se manifestaram. Antônio Júlio (PMDB) lembrou que vem falando sobre a falsificação de dados da segurança pública desde 2005. “A realidade é muito diferente do que é divulgado”, disse. Para Maria Tereza Lara (PT), os militares se curvam à pressão de seus superiores para manipular os dados com receio de perderem seus empregos.

Rogério Correia (PT), também autor do requerimento que originou a reunião, citou que a própria Fundação João Pinheiro, órgão de planejamento do Governo do Estado, divulgou que não recebe informações estatísticas sobre a violência desde o início do ano passado. Durval ângelo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e um dos autores do requerimento para a reunião, destacou que dados falsos aumentam a insegurança do cidadão. “Num Estado democrático de direito, tem que haver publicidade e transparência por parte dos governos”, afirmou.

Em defesa do Governo, Duarte Bechir disse não acreditar que os representantes das polícias Civil e Militar saibam da suposta manipulação de dados e as aceitem passivamente. Ele falou do aumento no número de vagas no sistema prisional no Estado e denunciou os deputados de oposição de praticarem um “espetáculo sem responsabilidade”.
Fonte ALMG

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS- JUSTIÇA QUE INTEGRAÇÃO ENTRE POLICIAS E GUARDA MUNICIPAL


Preocupado com o aumento no índice de homicídios nos últimos dias na cidade de São Miguel dos Campos, o Juiz da 3ª Vara Criminal, Dr. Hélio Pinheiro, reuniu, na última sexta-feira (24) no auditório do Fórum Desembargador Moura Castro, a cúpula da área de segurança do município para discutir meios de combater a criminalidade na cidade.A convite do magistrado participaram da reunião, o prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, o promotor de Justiça, Dr. Magno Alexandre, o Comandante de Policiamento de Área (CPA I/II), Cel. Nilton Boiá, e o especialista em Segurança Estratégica, Alexandre Moreira, de Salvador, Bahia.
O prefeito George Clemente parabenizou a iniciativa do magistrado e falou da importância da reunião, “que possamos nos reunir a cada mês para que novas iniciativas possam ser tomadas e assim transformamos nossa cidade em uma referencia na área de segurança em Alagoas”, comentou.
O promotor Magno Alexandre reforçou as palavras do prefeito e renovou a idéia de se criar o Conselho de Segurança do município, apontando meios que viabilizassem a integração entre os órgãos de segurança que atuam no município.O comandante de CPA, Cel. Nilton Bóia, falou sobre o crescimento da cidade e a necessidade da implantação, em caráter imediato, de bases comunitárias, projeto que já vem sendo estudado pelo Governo do Estado para ser implantado na parte alta da cidade de São Miguel dos Campos.
Após tomar conhecimento do município, o especialista em Segurança, Alexandre Moreira, se dispôs a apresentar, em uma nova reunião, um projeto específico na área de segurança para o município, e salientou, “monitoramento com câmeras e uma possível integração entre policias e guarda, com certeza trará grandes resultados”, reforçou.Após ser informado da atual situação quando ao efetivo na 6ª DRP, Dr. Hélio Pinheiro solicitou que a polícia desse prioridade a investigar crimes de maior gravidade social, dando assim uma resposta mais rápida à sociedade.Dr. Helio pediu ainda que o comando da 1ª Cia de Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal, pudessem estreitar a troca de informações, “isso facilitará, inclusive, as investigações e possíveis prisões”, salientou.
A reunião definiu alguns pontos a serem trabalhados a curto prazo, entre eles: Intensificação de operações de combate ao tráfico de drogas e prostituição - Formação de uma força tarefa entre PC, PM e GM – Determinação de um estudo dos pontos críticos da cidade – Maior rigor em horários para realização de eventos de rua – Maior participação da SMTT durante operações policiais.Uma nova pauta deve ser discutida em uma próxima reunião a ser realizada no mês de abril, onde devem ser convidados a participar os secretários de Segurança do Estado e o diretor Geral de Polícia Civil.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

POLICIAL LIQUIDO OU SÓLIDO

Numa organização policial é possível visualizar claramente essas mesmas distinções, vejam:



POLICIAL SÓLIDO é aquele que tem dificuldade de se adaptar às mudanças da sociedade. Ele vive de saudosismo, dizendo que “tempo bom” era aquele que “polícia era polícia”; que paisano tinha medo da farda; que o destino de todo bandido era a vala.

POLICIAL LÍQUIDO vive a realidade, entende que estamos em um Estado Democrático de Direito; que a polícia não precisa ser temida, mas sim respeitada; que o infrator deve ser preso e submetido a um julgamento justo e não outra vítima da violência.

POLICIAL SÓLIDO adora reclamar indiscriminadamente da instituição; dizer que não recebe treinamento suficiente; que não foi preparado para a missão que recebeu; que seu salário é uma merda e por isso ele precisa fazer “bico”.

POLICIAL LÍQUIDO compreende que as críticas são importantes para o crescimento da instituição, desde que construtivas e fundamentadas. Ele sabe que é preciso buscar conhecimento fora da instituição para ampliar seu horizonte profissional. Procura levar uma vida compatível com seu soldo e busca os meios legais para aumentar seu poder aquisitivo.

POLICIAL SÓLIDO acredita que está acima da lei; que é superior ao paisano; que pode dirigir sem CNH, sem quitar os documentos do carro; que não precisa pagar seu próprio lanche; que não pode sofrer sanções quando erra.

POLICIAL LIQUIDO reconhece que é parte integrante da sociedade, que deve cumprir a lei como qualquer cidadão, que deve viver num ambiente de iguais direitos e deveres para todos.

POLICIAL SÓLIDO despreza o subordinado e exalta o superior hierárquico.

POLICIAL LIQUIDO trata ambos com respeito e camaradagem.

Agora, faça uma experiência mental. Imagine que você disponha de uma garrafa pet (SOCIEDADE), um copo com água (POLICIAL LIQUIDO) e um cubo de gelo (POLICIAL SÓLIDO).

Pense na facilidade que é colocar a água dentro da garrafa. Agora imagine como você faria para colocar o cubo de gelo dentro desse mesmo objeto.

Percebe-se que o liquido de amolda facilmente ao formato da garrafa, mantendo sua quantidade e consistência. Contrariamente, se você conseguir colocar o sólido dentro garrafa, por certo irá deformá-la ou o gelo irá se quebrar em vários pedaços.

A LIQUIDEZ é típica daquele policial que interage com a sociedade sem sofrer danos pessoais (processos criminais, administrativos e perda da própria identidade) em decorrência dessa convivência. O policial liquido adere à comunidade, tal qual a água se amolda à garrafa.

Por outro lado, A SOLIDEZ é característica do policial que tem dificuldade de inserir-se na sociedade, pois se considera “melhor” ou “mais importante” que os demais cidadãos. Esse policial, como o gelo na garrafa pet, não consegue integrar uma comunidade sem corromper a si próprio ou macular a sociedade na qual vive.

As idéias alinhavadas nesta resenha foram influenciadas pela obra do filósofo Zygmunt Bauman, denominada MODERNIDADE LÍQUIDA, na qual o autor traça um paralelo sobre a sociedade medieval e sociedade moderna. Ele assevera que SOLIDEZ é típico de uma sociedade atrasada e LIQUIDEZ é a exigência da sociedade desenvolvida e livre das crendices do passado.

Então amigo. Você é um POLICIAL SÓLIDO ou um POLICIAL LIQUIDO?

enviado pelo nosso irmão gcm claudio henrique silva

Fonte:carlinhossilva

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL É ATROPELADO

Publicado no Super Notícia em 26/02/2012

O secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, foi atropelado na última sexta-feira no Rio de Janeiro enquanto atravessava uma rua. Segundo uma fonte que preferiu não se identificar, o secretário e deputado estadual tucano teria sido arremessado no meio da pista por um carro de passeio. Ele fraturou uma perna. 

A assessoria da Seds disse que o secretário passa bem após a cirurgia que teve que fazer.

Fonte:juizdeforasegura

BR 040- CINCO PASSAGEIROS MORREM EM ACIDENTE COM ÔNIBUS DA UTIL

27/02/2012 
Por Sandra Zanella

Quatro pessoas morreram na hora, entre elas duas crianças, uma quinta morreu no hospital e outras 32 ficaram feridas em um acidente envolvendo um ônibus da Util, na noite de domingo (26), no km 727 da BR-040, entre Barbacena e Santos Dumont, a cerca de 60 quilômetros de Juiz de Fora. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo havia saído de Belo Horizonte às 17h30, com destino a Niterói, transportando 46 passageiros. Por volta das 20h30, o coletivo passava por um trecho de curvas na Serra da Mantiqueira, quando chocou-se contra a mureta de proteção na lateral direita da rodovia e tombou sobre a pista. A ocorrência mobilizou 20 bombeiros, além de viaturas do Samu e de ambulâncias de cidades vizinhas. Quando as equipes de socorro chegaram ao local, constataram o óbito de quatro ocupantes. Das 32 vítimas de ferimentos, sete sofreram lesões graves e 25 tiveram escoriações leves. O condutor, 46 anos, saiu ileso.

De acordo com o sargento Mauro Lúcio de Almeida, da companhia de Barbacena pertencente ao 4º Batalhão de Bombeiros Militar, as duas crianças mortas teriam sido lançadas para fora do ônibus durante o acidente. Elas seriam uma menina, 12, e um menino, 11. Já no interior do veículo, estavam duas mulheres que também não resistiram ao tombamento. Após os trabalhos da perícia da Polícia Civil, os corpos foram levados para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Barbacena. Durante a madrugada, outra passageira, 50, que estava internada na Santa Casa de Barbacena, faleceu na unidade. Segundo informações do IML, ela seria mãe do menino morto no acidente. Até o momento, apenas Creusa Pereira da Silva, 35, foi identificada no instituto por familiares. As outras vítimas, incluindo uma mulher, 37, que faleceu no local, ainda estão sem identificação oficial.

"Quando chegamos, muitas pessoas já estavam na pista. Isolamos a área e efetuamos os primeiros atendimentos fazendo a triagem dos casos mais graves", contou o sargento Mauro Lúcio. Conforme ele, 18 feridos foram atendidos nos hospitais de Barbacena e seis foram levados para Santos Dumont. As demais vítimas foram avaliadas no local e não precisaram ser conduzidas para unidades hospitalares. Ainda segundo o bombeiro, a empresa ofereceu apoio e providenciou veículos para o transporte dos passageiros que não precisaram ser hospitalizados. De acordo com a PRF, a pista sentido Belo Horizonte/Juiz de Fora ficou parcialmente interditada e foi liberada durante a madrugada.
Fonte Tribuna de Minas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

BARBACENA VIVEU UM DOS MELHORES CARNAVAIS

Barbacena vive um dos melhores carnavais
Foto: César Carneiro
Barbacena viveu este ano um dos melhores carnavais dos últimos tempos. Na Passarela do Samba (Avenida Bias Fortes), desfilaram seis blocos e quatro Escolas de Samba que deram um show de animação e muita criatividade na montagem das alegorias, o que transformou o carnaval de Barbacena numa festa bonita.

Segundo o presidente da Escola de Samba Rosa de Ouro, Raimundo Amaral, todo o esforço e dedicação dos componentes da escola são “para fazer um carnaval bonito para barbacenenses e visitantes aproveitarem e caírem na folia”. Centenas de pessoas marcaram presença na Passarela do Samba para assistirem ao desfile dos blocos e das escolas.
Não faltaram músicas para os foliões aproveitarem o carnaval. Assim que terminavam os desfiles na Avenida Bias Fortes, iniciava o show no palco montado na Praça da Estação e também no palco montado na Avenida Olegário Maciel. 

SEGURANÇA
Para que os foliões pudessem brincar o carnaval com mais tranquilidade todo um sistema de segurança foi montado envolvendo a polícia militar, guarda municipal e uma empresa de segurança.
Foto: GM-1 Carlos
Para Nelson Assunção, presidente do Bloco Última Hora, foi um carnaval bonito e muito animado. “Nós do Última Hora trabalhamos o ano inteiro para podermos fazer um desfile que agrada ao público. Todo o sucesso que tivemos é resultado da união da comunidade e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Cenatur”, disse. Já para Ailton Mart, presidente do Bloco Marquês de Maricá, o carnaval de Barbacena tem melhorado muito nos últimos anos.

Já as matinês, realizadas nas tardes de domingo e terça-feira, agradaram foliões de todas as idades. Acompanhadas dos familiares, centenas de crianças agitaram a Praça da Estação com fantasias criativas e muita animação.

Fonte: Site oficial do município de Barbacena

SALVADOR (BA)- GUARDA MUNICIPAL E PM JUNTAS PELA SEGURANÇA


Por ASCOM-SUSPREV
Cordialidade, entusiasmo, harmonia e proposta de mais ações que resultam em trabalhos em conjunto. Esse é o resultado da reunião que aconteceu no final da tarde desta quinta (23), no Quartel dos Aflitos envolvendo: Coronel Alfredo Castro, Comandante Geral da Polícia Militar; Coronel Sergio Raykil, Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV; Tenente Coronel Roberto Fiuza, Chefe da Assistência Militar e ex- superintendente da SUSPREV; Jeiel Webster, Guarda Municipal e Coordenador do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador – SINDSEPS; Guarda Municipal Joel Teodório e o Advogado Marcos Brito.  Na reunião foi discutido o resultado dos trabalhos durante o carnaval, a contribuição da Guarda Municipal através de trabalhos de prevenção à violência e, como força auxiliar de segurança na colaboração das atividades realizadas pela Polícia Militar.

De acordo com coronel Raykil, o encontro possibilitou mais integração ainda entre as duas instituições, ocasião em que o Comandante Geral da PM disponibilizou um período de duas horas, durante o curso “Caravana do Conhecimento” (oferecido para novos soldados) para a GMS fazer exposição de suas atividades e também dos serviços prestados a população. “Nessa ocasião, a Guarda Municipal vai poder mostrar qual nossa missão para os novos soldados e assim, os policiais vão conhecer um pouco mais sobre a atuação da Guarda Municipal do Salvador”, acrescenta. Raykil disse também que o comandante da PM informou que a partir de agora, a GM vai participar de inúmeros eventos promovidos pela PM. “Coronel Castro é um agente de segurança pública com visão ampliada o que nos permite agregar forças e promover mais ações preventivas”, encerra.

Ainda na reunião ficou decidido que coronel Alfredo Castro visitará, logo em breve, a Guarda Municipal e que já estuda a possibilidade de disponibilizar vagas para GM’s participarem de cursos juntamente com a PM.  Já o T/C Fiuza ressaltou que o carnaval foi uma grande oportunidade para aproximação maior ainda da GM com a PM. “Essa parceria é o melhor caminho para a segurança de Salvador”, completa. Já Jeiel Webster disse que participou da reunião em nome dos servidores da GMS. “Espero que a partir desse momento possa haver mais interação entre as duas categorias e que possam ocorrer participações mistas em cursos promovidos pela Polícia Militar”, completa.


Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação
Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV
Guarda Municipal do Salvador

GM-1 Carlos- Quando não ha vaidades quem ganha e o cidadão...

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

GUARDA MUNICIPAL ARMADA OU NÃO?

Criada há pouco mais de um ano, a Guarda Municipal de Criciúma tem contribuído para a Segurança Pública, realizando apreensões de drogas, armas e criminosos. Tais fatos, no entanto, geram custo aos guardas: muitos têm registrado boletins de ocorrência por estarem recebendo ameaças de morte.

Num dia em que foram alvos de pedradas no Bairro Boa Vista, os guardas relataram que isso ocorre porque os criminosos e menores infratores sabem que a GM não faz uso de armas de fogo.

Empossado na presidência da ASTC nesta terça-feira, o arquiteto Giuliano Elias Colossi deve se reunir ao longo desta semana com os responsáveis pela Guarda Municipal e demais setores, e o tema do armamento poderá ser posto em pauta. “Vamos ouvir dos responsáveis dos setores, incluindo a GM, sobre as principais deficiências, ver quais são as prioridades para só então termos uma posição a respeito”, antecipou.

Colossi afirmou ter conhecimento de que outras cidades catarinenses já equiparam os guardas municipais com armas de fogo.

Tubarão ficou mais protegida, diz secretário

Em Tubarão, há um ano, um guarda municipal foi baleado e morreu ao tentar impedir a fuga de quatro assaltantes. O acontecimento motivou a Prefeitura a investir em armas de fogo e coletes balísticos aos guardas. “Eles fizeram um treinamento de 30 dias em Florianópolis na Academia de Polícia Civil (Acadepol). 

Foram investidos R$ 5,2 mil por cada um dos 41 guardas”, explica o secretário de Segurança e Patrimônio de Tubarão, Carlos Eduardo de Bona Portão, o Preto.

“As armas são usadas para proteção pessoal, não para ataque. O bandido que está na rua não discrimina se o homem fardado é um policial militar, civil, ou um guarda municipal que está orientando o trânsito”, justifica Preto. “Dar condições de defesa pessoal aos guardas é contribuir para a segurança da população”, conclui o secretário.

Fonte:atribunanet.com

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA): SATISFAÇÃO PLENA NOS SERVIÇOS REALIZADOS NO CARNAVAL 2012

O carnaval 2012 acabou e a Guarda Municipal do Salvador mostrou mais uma vez sua eficiência ao desenvolver atividades de prevenção à violência em todo o circuito da folia. Durante o período da festa, de 16 à 22, à Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência - SUSPREV designou o efetivo de 714 Guardas para prestar serviços em apoio a SESP, COGEL, SMS, SETAD, CODESAL dentre outros órgãos. Sergio Raykil, superintendente de prevenção à violência, ressalta que o resultado do trabalho prestado se deu por que os Guardas amam o que fazem e por que o prefeito João Henrique disponibilizou durante todo o ano cursos de formação continuada para os agentes de segurança do município. “Nós temos uma Guarda que em quase quatro anos em atividade já se tornou parte essencial na realização da maior festa popular do planeta, o carnaval da Bahia”. A satisfação do comando da Guarda Municipal do Salvador é confirmada através do cidadão que esteve presente no circuito da folia e que, de perto, percebeu a presença dos agentes de segurança do município na realização das atividades.
Através de pesquisa realizada pela Prefeitura, a Ouvidoria Geral do Município - OGM avaliou o grau de satisfação do folião no meio da festa. Como resultado, após ouvir quase 2.200 pessoas, a Guarda Municipal do Salvador recebeu os méritos por ser tão útil ao cidadão. Também foram lembradas na pesquisa, a Polícia Militar, Força Nacional de Segurança, estrutura, serviço, programação, alegria e organização da festa, além do ordenamento dos ambulantes e atendimento nos postos de saúde. De acordo com Vagner Santos, responsável pelo Setor de Estatística – SEEST, Guarda Municipal, este ano em comparação ao ano passado, o órgão registrou aumentou de 25% do número de ocorrências.

Fonte:ASCOM/SUSPREV

GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO (BA): GRUPAMENTO ESPECIAL RECEBE NOVO FARDAMENTO


Recentemente, prepostos da Guarda Civil Municipal de Tucano receberam um novo fardamento, na cor azul rajado, que os identificam como integrantes do Grupo de Operações Especiais (GOE), criado há poucos meses pelo comandante em exercício, Antônio Pedro Miranda Cerqueira, para atender à população tucanense. Muitos se questionam o porquê do grupo possuir farda diferenciada e aqui se faz necessário realizar um esclarecimento. Cada ser, é sabido por todos, possui suas qualidades, peculiaridades e suas especificidades, sendo melhores em algumas situações do que outras. O verbete especial não foi empregado no sentido de dizer que as pessoas do grupo são melhores e superiores aos demais, mas que eles possuem mais aptidão técnico-operacional para situações de crise,momentos “tudo ou nada”. É oportuno salientar que os prepostos desse grupamento receberam treinamento específico.
Fonte: http://tucanobr.com/publicacao.asp?arquivo=1&id=440&tucano=INTEGRANTES-DO-GRUPO-DE-OPERACOES-ESPECIAIS-DA-GUARDA-CIVIL-MUNICIPAL-

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

COMEÇA O CARNAVAL 2012 EM BARBACENA



MAIS UMA VEZ SEGURANÇA TERÁ O REFORÇO DA GUARDA MUNICIPAL
Guarda Municipal como em anos anteriores reforça segurança no carnaval 2012. (foto internet) 




















A tradicional "Batalha de Confetes" abriu ontem (16) o carnaval 2012 de Barbacena. Sob o comando da equipe   da radio Sucesso fm, os foliões  através das marchinhas executadas pela Banda de metais puderam reviver os antigos carnavais.

O evento teve ainda a participação da bateria da Tijuca, grupo Pop Dance e dos blocos do Gordinho e Vagaranha.

Os foliões que lotaram a Pça Adriano de Oliveira deram o exemplo de como deve ser um bom carnaval, onde reina a paz e  àlegria  deixando de lado qualquer forma de violência, resgatando assim o carnaval da família.

A Guarda Municipal de Barbacena que  atuará em todos os dias da festa de momo, em apoio as demais forças de segurança publica, ontem teve um serviço tranquilo sem nenhuma anormalidade. 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE UBERABA USARÁ ARMAS TASER A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA

Guardas municipais participaram do último treinamento (Foto: Flávia Reis/G1)
Guardas Municipais participaram do último treinamento (Foto: Flavia Reis/G1)
As armas taser, que emitem uma descarga elétrica capaz de imobilizar uma pessoa, estarão nas ruas de Uberabaa partir desta quinta-feira (16). Com isso, os guardas municipais da cidade participaram do último treinamento nesta quarta-feira.
Os agentes fizeram a parte prática da avaliação simulando o ambiente de estresse das ruas. Os comandos do instrutor induzem a uma situação e os agentes da Guarda Municipal precisam saber como vão reagir. Segundo o agente da Guarda Municipal, David Francisco, a prova é estressante, mas tudo é feito conforme o treinamento do aluno para que nas ruas saia tudo certo.
Segundo o instrutor Alberto Marques, quanto mais real a situação melhor. "A gente quer que eles tenham um bom discernimento no momento de agir nas ruas”, afirmou. A Guarda Municipal de Uberaba conta com 100 kits da arma não letal. Os novos aprovados na capacitação começam a usar o equipamento a partir desta quinta-feira (16).
Para o comandante, o uso da arma facilitou o trabalho dos agentes nas ruas. E todo disparo fica registrado. “Tem como identificar data, hora e o agente que fez o disparo. Em seis meses ela foi utilizada apenas sete vezes, cinco em ações em conjunto com o Corpo de Bombeiros, todas com sucesso”, afirmou.Cerca de 100 agentes já passaram pelo treinamento no ano passado. A nova turma conta com 43 novos guardas municipais. Segundo o comandante da Guarda Municipal de Uberaba, Marco Túlio Gianvecchio, os guardas são treinados para usar o aparelho com cautela. “O uso dessa arma é a última circunstância da Guarda Municipal”, afirmou.
Para a nova agente, Cynthia Alves Ribeiro, o dispositivo ajudou a garantir mais respeito em relação à Guarda Municipal. “As pessoas viam a gente na rua como agentes de trânsito e não tinham o respeito que deveriam. Com este curso a questão do respeito passou a melhorar”, afirmou.
Fonte:G1 Triangulo Mineiro
.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PARTICIPA DE TREINAMENTO DE TÁTICAS OPERACIONAIS COM ARMA TASER


Foi concluído no dia 10/02  na Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção a Violência – SUSPREV, a formação dos Guardas Municipais que participam do Curso em Técnicas Operacionais e Uso da Taser – TOUT. Entre os participantes do curso estão Supervisores, Encarregados e agentes integrantes dos Grupamentos Rondas da Capital - RONDAC, Operações Especiais – GOE, Especial de Motociclistas – GEM e Operacional com Cães – GOC, que já são habilitados como operadores de TASER (arma de baixa letalidade). Segundo o Subgerente Carlos Damasceno, um dos instrutores, o curso tem como principal objetivo condicionar as técnicas operacionais de patrulha, focada para a proteção das atividades da Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção a Violência – SESP , e nesse contexto inserir a pistola Taser através dos agentes habilitados pela Força Nacional de Segurança Pública. Além disso, possibilita a padronização das formas organizacionais das atividades de patrulhamento e de proteção aos serviços da Prefeitura. “Com isso, há uma contribuição mais efetiva nas ações preventiva para inibir a violência e apoiar os cidadãos”, acrescenta.
Para o Superintendente Sérgio Raykil, a capacitação continuada que vem sendo fornecida aos agentes da Guarda Municipal, visa contribuir para uma melhor prestação de serviço aos munícipes, visitantes e no apoio aos órgãos públicos da Capital Baiana. “Os agentes estão diariamente aplicando os conhecimentos adquiridos nos diversos cursos fornecidos pela instituição, com isso a população percebe o comportamento e tratamento diferenciado por parte dos servidores da SUSPREV”, conclui Raykil.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA PRENDE CIDADÃO POR DESACATO


Na ultima quinta-feira, dia 09 de fevereiro por volta das 15hs, um cidadão conduzindo um veiculo VW Fusca estacionou de forma irregular no patio do prédio Angelina Ferreira, à Rua Monsenhor Silvestre de Castro, Bairro Funcionários, onde funciona algumas secretarias da Prefeitura Municipal de Barbacena. Quando a Guarda Municipal de plantão no local foi orientar e solicitar ao mesmo a retirada do veiculo, estacionado irregularmente,  o homem passou a desacata-la proferindo palavras de baixo calão, momento em que a Guarda Municipal deu voz de prisão ao cidadão por desacato, sendo ele posteriormente conduzido a presença da autoridade policial.

GREVE DA PMBA- MUNICÍPIOS QUE TEM A SUA GUARDA MUNICIPAL SOFREM MENOS

GUARDA MUNICIPAL DE ITABUNA (BA) REFORÇA SEGURANÇA NO MUNICÍPIO  DURANTE GREVE DA PM



Mesmo com um efetivo pequeno para o porte populacional do município de Itabuna, localizada no sul da Bahia a 426 km de Salvador, a Guarda Municipal de Itabuna atua fortemente com as demais forças de segurança pública empregadas durante a greve da Polícia Militar no estado da Bahia, garantindo mais segurança a população neste momento crítico, fazendo mais patrulhamento e rondas nas ruas da cidade principalmente nos locais de maior concentração de pessoas e no comércio.
Assim mais uma vez a Guarda Municipal de Itabuna vem conquistando seu espaço fortalecendo a segurança pública no seu município dando a sua contribuição.
Fonte:febaguam

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PRIMEIRA MARCHA AZUL MARINHO PAULISTA


A marcha foi realizada na Avenida Paulista,  um dos logradouros mais importantes do município de São Paulo.Considerada um dos principais centros financeiros da cidade, assim como também um dos seus pontos turísticos mais característicos, a avenida revela sua importância não só como pólo econômico, mas também como centralidade cultural e de entretenimento.
1 º Seminário Paulista de Guarda Municipais e Segurança Pública:
Após a 1º Marcha Azul Marinho tivemos o 1 º Seminário Paulista de Guarda Municipais e Segurança Pública realizado na Câmara Municipal de São Paulo localizado no viaduto Jacarei 100, no Salão nobre, 8º andar.
Os palestrantes foram: Joel Malta – Comandante da GCM/SP e Pres. do CNGM , Luizinho – Presidente da NCST/SP - A necessidade da Unicidade nas Guardas Municipais, Prof. João Alexandre – Fórum Permanente de Segurança Pública e a Unicidade , Dr. Bismael Batista de Moraes – Mestre em Direito Constitucional - Guardas Municipais e o Direito de Atuação na Segurança Pública , Dr. Osmar Ventris - Poder de Policia , Osmir Cruz – Comandante da GM de Vinhedo/SP – Capacitação e Formação ,André Tavares – Comandante da GM de Ribeirão Preto O Desenvolvimento das Guardas Municipais e a Segurança Pública na Região de Ribeirão Preto , Dr. Roberto Cysne - Gestão Público Organizacional ,Frederico - Inspetor da GM Curitiba/PR- GM, Valorização e Qualificação do Profissional , Robert – Inspetor GCM/SP - Importância do Diagnóstico de Segurança Pública Municipal , Ivete – CD GM de Porto Feliz/SP- Trabalho Científico do Curso de Pós Graduação da Faculdade Méritus Educacional - Violência Requer Prevenção , Farias – CD da GCM/SP – Pres. Abraguardas – Aposentadoria Especial, Mauricio Donizete Maciel/MG- Ex-Comandante da GM de Varginha.

o que ficou evidenciado mais uma vez foi o espirito de fraternidade demostrado entre Guardas de diversas regiões do país lutando por um só Ideal, o reconhecimento das Guardas através de regulamentações e da aprovação da pec 534/02. 
JUNTOS SOMOS FORTES
Fonte:amigosdaguardacivil 

Dr OSMAR VENTRIS COMENTA A REUNIÃO DO Cmt MALTA COM O MINISTRO DA JUSTIÇA




Dr Osmar Ventris 


Até o presente momento não tomei conhecimento de um único pronunciamento ou documento emitido pelo Presidente do Conselho Nacional sobre sua visão do que seja Guarda Municipal e sua plataforma de atuação e postura perante o Ministério da Justiça, SENASP e os Coronéis que não desejam ver a Guarda Municipal se destacarem. Portanto, esses encontros só servem para tirar fotos e auto promoção e o que é pior: para dizer amém a tudo o que está sendo imposto de cima pra baixo para a categoria. Eu gostaria de estar errado, mas a postura do presidente do Conselho na Marcha azul marinho em São Paulo só veio confirmar minha opinião. AS GUARDAS MUNICIPAIS PRECISAM CRIAR UMA ENTIDADE QUE SEJA REPRESENTATIVA DOS ANSEIOS DA INSTITUIÇÃO E DA CATEGORIA. Cito o exemplo da OAB que está sempre presente quando as prerrogativas de um advogado são desrespeitadas. Há Guardas no Brasil que a PM está obrigando a desativar o seu canil. Há ministério Público pedindo para desarmar Guardas. Enfim, há pronunciamentos na mídia afirmando que as Guardas Municipais tanto faz existir ou não, pois não faz diferença alguma na segurança do cidadão, Há Guardas sendo preso arbitrariamente no exercício de sua função. Por outro lado, há comandantes com dificuldades para elaborar regimentos internos, elaborar plano de ação, elaborar projetos para pleitear verbas do governo federal, enfim para treinar seu efetivo, para reestruturar sua corporação. Cada um tem que se virar sozinho, do seu jeito, pois não há uma diretriz do Conselho, não há uma circular sequer sobre qualquer assunto, enfim só há fotos que não produzem efeito prático algum. Serve somente para legitimar as vontades de outras instituições sobre as Guardas Municipais.

Fonte:guardasmunicipaisnoticias

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS PARTICIPA DE REUNIÃO COM MINISTRO DA JUSTIÇA



O Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana e Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais Inspetor Regional Joel Malta de Sá, participou no dia 07-02-12, no Palácio da Justiça em Brasília, da 4ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Segurança Pública, que contou com as presenças do Excelentíssimo Sr. Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso e da Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Maria Filomena de Luca Miki.
Na Reunião foram tratados diversos assuntos importantes sobre o Plano Nacional de Segurança Pública.
O Comandante Malta que é Conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Pública teve franqueada a palavra e pôde discorrer sobre os seguintes assuntos:
  1. Atuação da GCM na cidade de São Paulo.
  1. Encaminhamento pelo Excelentíssimo Sr. Ministro da Justiça à Presidência da República do trabalho final elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pelo Ministério da Justiça, do qual Malta faz parte, propondo o Marco Regulatório das Guardas Municipais do Brasil.
  1. Maior envolvimento e participação das Guardas Municipais no Plano Nacional de Segurança Pública.
  1. Importância do papel das Guardas Municipais na Segurança Pública.
  1. Formação dos Guardas Municipais voltada para o policiamento comunitário.
  1. Mais investimentos para as Guardas Municipais do Brasil.

O Comandante Malta avaliou a reunião de forma bastante positiva, não só para os Conselheiros do Conselho Nacional de Segurança Pública e para a sociedade em virtude dos assuntos tratados, mas principalmente para o segmento das Guardas Municipais no Brasil, o qual tem voz no Ministério da Justiça e está ocupando um espaço importante na Segurança Pública dos Municípios, é um grande avanço para as Guardas Municipais, hoje somos 756 Guardas cadastradas.
Malta aguarda agora a próxima reunião da Frente Nacional dos Prefeitos, ocasião em que falará, a convite do Prefeito de Vitória e Presidente da FNP João Coser, para cerca de 5000 Prefeitos sobre o Marco Regulatório das Guardas Municipais.