Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CONDUÇÃO DE DETIDOS - ATENTE PARA OS CUIDADOS NECESSÁRIOS



Todos  sabem dos cuidados básicos no transporte de detidos, mas eventualmente ocorrem falhas, e com estas temos que cada vez mais nos aperfeiçoar. Apesar de a cada dia a legislação corrente no nosso país tentar facilitar a vida de bandidos e afins, temos que prezar por nossa segurança durante o serviço.

Todo detido antes de ser colocado dentro de uma viatura, seja no banco de trás, seja no cubículo, tem que ser revistado. Caso não seja a sua guarnição que prendeu o elemento, e esteja somente dando apoio, conduzindo o detido, faça a revista pessoal, afinal de contas é sua vida de seus companheiros que esta em risco, caso algo tenha passado em branco.

Quanto à questão do algemamento, algeme se necessário e justifique na ocorrência, afinal algumas linhas a mais valem muito mais do que sua vida, exemplo aos menores de idade.

Evite colocar o detido (quando no banco de trás) atrás do motorista, pois qualquer tentativa de fuga aumenta os riscos à guarnição se acertar o motorista da viatura.

Solicite ao detido que fique com a cabeça baixa durante o deslocamento pois assim, o mesmo não fica analisando a rota e possíveis momentos adequados a tentativa de fuga, como por exemplo engarrafamentos e semáforos vermelhos.

Quando o detido estiver no cubículo apesar da maior segurança para a guarnição fique atento ao preso no deslocamento e quando for retirá-lo, atenção redobrada pois é o momento em que o elemento tem a sua última chance de fuga.

Também há casos aonde os policiais deixam armas no banco de trás da viatura, e o perigo pode ser maior como já publicamos anteriormente, veja aqui.

Abaixo um vídeo mostrando a fuga de um detido do banco de trás da viatura. Dessa vez o elemento somente fugiu, mas com a mesma facilidade que fugiu poderia ter agredido os policiais militares ou algo pior.



Fonte: Blog do GCM Carlinhos Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário