Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

MARIANA - GUARDA MUNICIPAL REALIZA CAMPANHA CONTRA USO DO CEROL


No último sábado, 28, o CRAS Cabanas, com apoio da Secretaria Municipal de Desportos e colaboração da Guarda Municipal de Mariana, realizou uma festa para as crianças do bairro, em frente à Policlínica do Cabanas.

Durante toda a manhã, as crianças puderam se divertir com cama elástica, balão, pula-pula e muita pipoca. A equipe da oficina de instrumentos musicais também participou da festa, apresentando para as crianças os instrumentos produzidos com material reciclado.

Em meio a tanta diversão, uma pausa para um assunto muito sério: o cerol. A Guarda Municipal de Mariana apresentou para as crianças uma palestra sobre o assunto. Com foco nos graves problemas que o cerol pode causar, as crianças viram imagens de alguns acidentes provocados pela linha com cerol. O risco de um acidente grave é muito alto, principalmente entre os motociclistas, e, por isso, é importante que todos se conscientizem e não se utilizem do cerol.

Soltar pipas é uma brincadeira divertida e muito apreciada pelas crianças e, para a segurança de todos, é necessário evitar esta brincadeira em vias públicas, em áreas próximas à fiação elétrica, em lages de casas e, principalmente, o uso do cerol que, além de perigoso, é crime.

O uso do cerol é proibido pela Lei Estadual Nº 14.349, de junho de 2002, com previsão de multa e apreensão da pipa e linha com cerol. A multa varia entre R$100,00 e R$1.500,00 de acordo com o grau de ameaça que pode oferecer, levando em consideração o local onde é apreendido.

Além do trabalho preventivo, a Guarda Municipal de Mariana tem atuado repressivamente, recolhendo e encaminhando para a Delegacia e demais autoridades responsáveis toda pipa e linha com cerol que encontra na cidade, o que aumenta muito neste período de férias escolares. Os infratores, sejam eles menores ou maiores de idade, são responsabilizados de acordo com as respectivas legislações pertinentes, ou seja, os adultos são responsabilizados por seus atos, conforme a citada lei e também o Código Penal, e as crianças e adolescentes respondem pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), além de serem encaminhados ao Conselho Tutelar, com a responsabilização de seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário