Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de julho de 2012

NOVE DE MARÇO- GUARDA MUNICIPAL PARTICIPA DE REUNIÃO A CONVITE DE AGENTES DO PROEMAM

SOLUÇÕES DE PROBLEMAS- 3º FASE DO PROEMAM MOBILIZA COMUNIDADE DO BAIRRO 9 DE MARÇO

Ocorreu no dia 13/07/12 a segunda reunião PPMAMB (Patrulha de Prevenção Ambiental) nos moldes PROEMAM, com a comunidade do bairro Nove de Março em Barbacena MG. 


A comunidade é a primeira a ser atendida com esses encontros, sendo que na escola do bairro (E. M. Tony Marcos de Andrade) já está sendo realizado o PROEMAM (PROGRAMA EDUCACIONAL MEIO AMBIENTE EM MOVIMENTO) com estudantes do 5º ano. 


Ambas as reuniões foram marcadas pela participação efetiva da comunidade local, a qual definiu não somente seu grupo de re-editores, mas também elencou os problemas de ordem social e ambiental dentro de uma relação de prioridades as quais foram apresentadas na ultima reunião. 


Todos os presentes expressaram suas idéias, onde ficou definido que o lixo e animais (Cães) abandonados é a prioridade a ser trabalhada no primeiro momento. Dentro deste contexto foram debatidas várias possibilidades e idéias como: Castração gratuita por parte da prefeitura Municipal de Barbacena, para controle dos animais abandonados, e união entre os moradores para manter o bairro limpo com conscientização de todos e um atendimento melhor por parte da empresa responsável pelo recolhimento do lixo. 


Foi também elencada uma proposta para elaboração de um projeto de reciclagem na comunidade que será definido na próxima reunião. Os participantes presentes como Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente, diretoria de limpeza urbana, Associação Protetora dos Animais e ONG Grupo Salvar também expressaram suas opiniões para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, reforçando o caráter multidisciplinar na busca pela resolução/minimização dos problemas socioambientais locais. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da 13ªCia.Ind.MAT

A Guarda municipal de Barbacena se fez presente através dos Guardas Municipais Carlos, Ana Ladeira e Cristiane.

Os representantes da Guarda Municipal sugeriram que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente seja parceira da Guarda, no sentido de que a corporação possa ter mecanismos para ajudar na fiscalização ambiental, como por exemplo , o descarte irregular de entulhos, e a comunidade, que se faça no bairro um dia "D", mobilizando alunos, comunidade e instituições, onde aconteceria alem de uma limpeza no bairro, uma grande campanha de conscientização, no que diz respeito ao lixo e aos cães soltos nas ruas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário