Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de junho de 2012

MARIANA - GUARDAS MUNICIPAIS PASSAM POR QUALIFICAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO FLORESTAL


 
Guardas municipais de Mariana participaram de dois cursos para formação da brigada voluntária de combate a incêndios florestais, promovido pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas (IEF – MG).
O primeiro curso aconteceu durante os dias 15, 16 e 17/05 e o segundo nos dias 22, 23 e 24/05, no Parque Estadual do Itacolomy. Estes cursos têm apoio do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar, em parceria com o IEF – MG.
O primeiro curso, denominado Previncêndio – Programa de prevenção e combate a incêndios florestais, é responsável pelas ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais em Minas Gerais, atividades pelas quais o IEF é a instituição responsável, principalmente no entorno das unidades de conservação, das áreas de preservação permanente e de grande interesse ecológico, como é o caso do Parque Estadual do Itacolomy.
O segundo curso, denominado Técnicas de emprego de aeronaves no combate a incêndios (TEACIF), visa instruir os brigadistas em relação ao uso de aeronaves para auxilio no combate a incêndios, ensinando desde o embarque no helicóptero, até sua grande utilidade no transporte e utilização de água para ajudar na extinção das chamas.
O trabalho de treinamento de brigadistas pelo IEF começou em 1993 e as brigadas são compostas por voluntários que querem ser parceiros na proteção dos recursos naturais do Estado. Elas atuam como complemento importante ao trabalho executado pelos funcionários das unidades de conservação e do Corpo de Bombeiros. A Guarda Municipal de Mariana se integra a esta equipe no intuito de promover a preservação do Parque Estadual do Itacolomy, bem como das demais florestas que cercam nossa cidade.
Além do efetivo trabalho de combate aos incêndios florestais, que acontece principalmente entre os meses de maio e novembro (período mais seco do ano), o Previncêndio realiza campanhas educativas, especialmente junto às comunidades que vivem no entorno de unidades de conservação, sobre o uso correto do fogo.
Fonte:Assessoria de Comunicação da Guarda Municipal de Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário