Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

De volta às ruas: espaço público atrai contagenses

Academias mostram investimento diferenciado em políticas de segurança pública e bem-estar
Academias da cidade oferecem até dez aparelhos diferentes em praças e avenidas da cidade (Emerson Campos/EM/DA Press)
Academias da cidade oferecem até dez aparelhos diferentes em praças e avenidas da cidade
Nestes 100 primeiros anos de Contagem, os últimos seis e meio foram administrados pela prefeita Marília Campos (PT). Tempo considerável no cargo e suficiente para que ela se orgulhe do que considera um de seus maiores feitos: ter levado os moradores de volta aos espaços públicos do município, através de obras de revitalização em praças, avenidas, pistas de caminhada e, principalmente, pela construção das chamadas "academias da cidade" - espaços gratuitos, ao ar livre, com até dez tipos diferentes de aparelho e instrutores para que as pessoas se exercitem com orientação adequada.
"É importante dizer que não é só a academia, é a revitalização do espaço público e a academia é o chamariz para que a pessoa deixe o mau humor de lado e vá ficar de bem com a vida convivendo com outras pessoas e praticando esporte, isso é promover saúde", destaca a prefeita, que aproveita e cita a ação - ao lado da instalação de câmeras de monitoramento e aumento do efetivo da guarda municipal - como uma de suas principais políticas para melhorar a segurança pública. "Você tirar o povo de dentro de casa e levar para a rua é muito importante, na minha opinião, para essa política de qualidade e segurança", completou.

Segurança

Autor de um blog sobre guardas municipais [guardamunicipaldecontagem.blogspot.com], onde debate a atuação dessas corporações pelo planeta, o guarda Renato Aguiar destaca que crimes menores - como os de furto - e atritos em espaços públicos diminuíram consideravelmente com a presença dos agentes de segurança, mas pede uma participação maior da população e uma compreensão mais ampla do papel dos guardas.
"O poder público precisa entender qual é o papel do guarda, sua real atribuição e o que ele realmente pode oferecer. É lógico que a segurança tem muito que melhorar, mas para isso precisamos ser compreendidos e precisamos também da participação da população, não é simplesmente deixar nas mãos dos órgãos públicos", pontuou Aguiar.
No entanto, durante a entrevista, Renato revelou um dado preocupante. Atualmente, a Guarda Municipal de Contagem conta com um efetivo de 200 homens para os mais de 600 mil habitantes da cidade. Esse efetivo deve dobrar com um concurso público que será realizado ainda este mês.
Fonte Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário