Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de junho de 2011

GM DE BELO HORIZONTE MAIS PRÓXIMA DO PORTE DE ARMA DE FOGO



Até 15 de julho, após mais de oito anos de expectativa, agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte (MG) terão permissão de portar armas de fogo. São 300 revólveres calibre 38 e 50 pistolas 380 para ajudar na proteção patrimonial. 

O porte de arma já está em fase de confecção, segundo o comandante da corporação, coronel Ricardo Belione. Do total de 1.800 guardas, cerca de dois terços (1.200) estão aptos a atuar armados.


Eles já receberam treinamento da Polícia Militar, se submeteram a testes psicológicos, investigação social e curso de tiro, requisitos do Estatuto do Desarmamento. No entanto, apenas 350 deles – os que atuam em postos de saúde e escolas em áreas mais críticas – portarão revólveres e pistolas semiautomáticas. 

O armamento a ser usado pela GMBH, incluindo 13.382 munições, foi comprado em 2006, ao custo de R$ 900 mil, e está sob a responsabilidade da Polícia Militar em um batalhão, que não foi divulgado. 

O comandante também revelou que a corporação receberá 500 tasers (armas de choque não letais), fruto de um convênio com o Ministério da Justiça. A arma é a mesma a ser usada pela Guarda Municipal de Uberaba

Entretanto, a Polícia Federal em Minas informou que ainda não concedeu autorização para a Guarda Municipal de Belo Horizonte atuar armada. Para que isso ocorra, o município precisa comprovar que atendeu todas as exigências previstas em um convênio entre a corporação e a prefeitura. Entre eles, o teste de aptidão e de psicotécnico. Mas a documentação ainda não chegou à Polícia Federal. 

Na noite da última quinta-feira (02), cerca de 60 guardas municipais fizeram um protesto pela concessão do porte de arma diante da sede da corporação, na avenida dos Andradas. Um ataque a uma viatura motivou a manifestação. O veículo foi atingido por tiros no Bairro 1º de Maio, Região Norte da capital. Quatro guardas municipais que estavam no local no momento do ataque não ficaram feridos.
Fonte:GM 24 Hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário