Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bandeira branca: Guarda Municipal de Varginha e PM terão reunião com o Ministério Público



A Guarda Municipal foi criada, por lei, em 1992, pelo então vereador Dr. Mauro Eugênio do Prado. Mas não saiu do papel.


Desde que foi efetivamente criada na prática pelo ex-prefeito Mauro Teixeira (PT) em 2001, a pedido do então vereador Dimas Fabiano (PP), a Guarda Municipal vive altos e baixos. Os altos, pelo apoio que dá na segurança pública. Os baixos, por conta de desentendimentos com a Polícia Militar.

Não que a culpa seja da GM ou PM.

Mas as confusões recentes ocorreram sempre entre as duas corporações.

Mas o caso agora é sobre o episódio na Praça da Fonte, em que agentes da GM foram atacados com garrafadas e pedras.

O diretor da Guarda, Guilherme Ramos Maia se reuniu com o comandante da PM, tenente-coronel Milton de Oliveira Costa. Durante mais de hora falaram sobre a tensão entre as duas corporações -que aumentou, com as notas oficiais que cada instituição divulgou para a imprensa (veja aqui a da PM e, aqui, a da GM).

O desgaste para a GM foi tamanho que alguns agentes desabafaram. “Dá vontade de parar e ver a falta que os guardas municipais vão fazer”, disse um GM. O diretor da Guarda, Guilherme discorda. “Não existe nada disso, realmente os agentes estão chateados e com razão, pelo ocorrido, mas não podemos ter a irresponsabilidade de tirar o patrulhamento preventivo das ruas”, afirmou.

Alguns agentes da GM pedem armamento. O próprio diretor discorda. “Pedimos equipamentos não letais, como teasers [armas que dão choque no oponente] e bombas de efeito moral. Mas armar a Guarda Municipal é uma questão que precisa ser repensada, há uma recomendação do próprio Ministério da Justiça para que isso não ocorra”, diz. Os agentes já passaram por um treinamento para utilizar o equipamento de choque.

No primeiro encontro entre os comandantes das duas corporações foi acertado uma mediação com o Ministério Público. Junto com o promotor responsável pela área de segurança na cidade, serão buscadas saídas para alguns pontos.

Por exemplo: a Guarda Municipal pode conduzir pessoas detidas para a delegacia? Pode utilizar arma? E uma questão que parece piada, se o assunto não fosse sério: a GM realiza policiamento ou patrulhamento? Parece bobagem, mas tem gente preocupada com isso.

O que se espera é que, depois da reunião com o Ministério Público, GM e PM voltem a agir em conjunto. Como, aliás, já aconteceu neste domingo, quando houve policiamento (ou patrulhamento, como o leitor preferir) conjunto das duas corporações. E nenhum incidente.

Publicado em http://www.blogdomadeira.com.br/policia-seguranca/bandeira-branca-guarda-municipal-e-pm-terao-reuniao-com-o-ministerio-publico/comment-page-1/#comment-133667

Nenhum comentário:

Postar um comentário