Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA - COPA 2014



Defesa Social

SECRETARIA JÁ TRABALHA PARA GARANTIR SEGURANÇA NA COPA 2014

20/12/2010 11:26:00
O ano de 2010 ficará marcado pelo início da preparação da Secretaria Municipal de Defesa Social para garantir a segurança de turistas e moradores durante a Copa do Mundo da FIFA no Brasil 2014, que terá Curitiba como uma das sedes.
Além da segurança patrimonial e da defesa social, ao longo do ano, a Guarda Municipal recebeu instruções e realizou treinamentos práticos que serão aplicados durante o período do Mundial.
Em parceria com o Exército, os guardas municipais concluíram o curso de capacitação para uso de arma – calibre 12 – com munição não-letal (borracha, gás e efeito moral). Esse tipo de armamento é recomendado justamente para controle de grandes aglomerações, que podem acabar em tumultos, como no caso dos estádios de futebol.
No curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC) os guardas conheceram as instalações da Arena da Baixada – arquibancadas, vestiários, vias de acesso e de fuga – e realizaram exercícios práticos simulando um possível confronto com torcedores “vândalos”.
Os guardas também foram preparados a operar o sistema de vídeomonitoramento no curso de segurança eletrônica com os professores do Departamento de Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Atualmente, o sistema de videomonitoramento abrange 88 aparelhos, sendo 45 deles nas vias públicas da área central da cidade e 43 nas Ruas da Cidadania e Parque Barigui. Na época da Copa, com o grande fluxo de pessoas nos principais pontos turísticos da cidade, as câmeras serão fundamentais para garantir a segurança.
Já os guardas que atuam com motocicletas passaram por um curso de aprimoramento. As técnicas repassadas por especialistas da 5.ª Região Militar são aplicadas no monitoramento do eixo central e no controle de distúrbios civis em grandes eventos.
Fonte:inspetorfrederico.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário