Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Chuva provoca danos e morte em Barbacena; prefeita visita áreas atingidas

Chuva provoca danos e morte em Barbacena; prefeita visita áreas atingidas
Sr Jorge Luiz  secretrio de defesa social e GM-1 Viol em uma das varias ocorrencias atendidas pela defesa civil


Os fortes temporais que têm caído em Barbacena neste fim de ano estão causando problemas em toda a cidade. Somente entre a tarde de segunda-feira, dia 27, e o início da noite de terça-feira, 28, choveu em Barbacena mais de 30% do volume de chuva previsto para todo o mês de dezembro. A previsão é de mais chuva para os próximos dias.
Na manhã de quarta-feira a prefeita Danuza Bias Fortes convocou uma reunião de emergência e constituiu um comitê de enfrentamento dos problemas causados pela chuva, formado por engenheiros, técnicos, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil, representantes das secretarias de Defesa Social, Assistência Social, Obras, Educação, Demae e Demasp. As equipes estão visitando pontos críticos em toda a cidade, diagnosticando situações de risco, realizando ações preventivas e definindo estratégias de ação a curto e médio prazos.Desde o início da semana, quando as chuvas passaram a ser mais intensas, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atenderam a dezenas de ocorrências. A mais grave foi a morte de uma senhora no desabamento de um muro que estava sendo construído em sua casa. Outras três pessoas, entre elas duas crianças, ficaram feridas. O fato ocorreu no bairro do Carmo, no final de tarde de terça-feira, quando chovia intensamente na cidade. Há diversos casos de famílias que tiveram que deixar suas residências e se alojar em casas de parentes e amigos.
Escolas municipais e instituições que compõem a rede de assistência social do município estão preparadas para a eventualidade de terem que receber famílias desabrigadas. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, está identificando e cadastrando famílias desabrigadas ou que moram em áreas consideradas de risco, para incluí-las no programa “Minha Casa, Minha Vida”, que conta com dois empreendimentos em fase final de construção em Barbacena, nos bairros Nova Cidade e Santa Efigênia.

Santa Maria e Nova Cidade são os bairros mais afetados
Problemas decorrentes da chuva ocorrem em toda a cidade e também na zona rural. As principais ocorrências registradas são inundação de residências, queda de muros de arrimo, deslizamento de barrancos e encostas e queda de árvores. Na zona urbana, os bairros mais afetados são Santa Maria e Nova Cidade.
No final do mês de novembro a Defesa Civil já havia alertado para a previsão de chuva acima da média na região de Barbacena durante o mês de dezembro. A informação era de que poderia chover na cidade, em dezembro, até 70% do volume de chuva previsto para toda a temporada de verão, o que aparentemente vem se confirmando.
Na tarde de terça-feira, 28, a prefeita Danuza Bias Fortes, acompanhada de membros de sua equipe de governo, visitou alguns dos locais mais afetados pelos temporais. Ela determinou que todos os assessores e técnicos que compõem o comitê de enfrentamento dos problemas causados pela chuva mantenham-se inteiramente disponíveis, inclusive no feriado, para atenderem possíveis situações de emergência. A prefeita determinou também que as equipes façam reuniões diárias para avaliação do quadro e definição de metas.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também estão em estado de alerta permanente e atuam em sintonia com a Defesa Civil, Secretaria de Obras e o comitê de enfrentamento.

Fonte :site oficial do municipio de Barbacena

Nenhum comentário:

Postar um comentário